Etiquetas

, , , ,

POR DETRÁS DAS CORTINAS VERMELHAS

English Version Here

Palavras-chave: Fantasia, Acção, Micro Conto, One-Page


DESCRIÇÃO DAS PERSONAGENS

Mulher: Cabelo ruivo e liso preso num rabo-de-cavalo elevado, sem franja. Tem olhos lilases. O vestido – preto, até ao joelho, de alças finas [pode ser melhorado consoante gosto pessoal] – revela um corpo elegante (não necessariamente magro, mas em forma). Tem botas de cano alto, pretas. Não tem qualquer tipo de bijutaria. Tem a tatuagem no braço direito, perto do ombro: é o desenho de uma corrente apertada ao ponto de ferir a carne e haver sangue a escorrer; numa das argolas tem uma chapa pendurada e ensanguentada (não se consegue ler o que está lá escrito).            

Criatura: De pele preta (preta como carvão) e repuxada, como se não bebesse ou comesse nada há semanas. Os dentes são pontiagudos e afiados. A língua é branca e pontiaguda. Os olhos são totalmente brancos.


Sugestão de Prancha: Download


PÁGINA UM – CINCO VINHETAS

VINHETA UM

[Focagem das personagens da cintura para cima] Vê-se parcialmente os actores no palco e dispostos em fila a fazer uma vénia na direcção dos espectadores [na vinheta seguinte]. Têm vestimentas da era vitoriana (podem ser incluídos senhores/senhoras, criados, mordomo, cocheiro e/ou mendigos). Por detrás deles, as cortinas vermelhas já estão caídas sobre o palco. Há duas projecções de luz sobre os actores [de holofotes colocados em lados opostos, mas que não se vêem], tornando-os mais coloridos do que a plateia.

               SFX (Espectadores, que não se vêm, a aplaudir): CLAP, CLAP, CLAP

VINHETA DOIS

Vê-se parcialmente os espectadores a aplaudir com entusiasmo [na direcção dos actores da vinheta anterior]. Há um misto de pessoas a aplaudir em pé e sentadas em cadeiras de tecido vermelho. Apresentam roupa formal: homens com smoking e mulheres de vestido e cabelo arranjado. Rostos apresentam-se indefinidos e acinzentados.

               SFX (Espectadores a aplaudir): CLAP, CLAP, CLAP

VINHETA TRÊS

[Close-up] Vê-se apenas metade do rosto, pescoço e ombro direito da Mulher. Está a olhar por cima do ombro na direcção de uma porta com três degraus, num corredor branco. Tem duas gotas de suor a escorregar-lhe da testa e a boca ligeiramente aberta por causa da respiração ofegante. O canto da boca está ferido e a sangrar. O olhar é de concentração, mas o rosto revela nuances de estar aliviada.

               SFX (junto à porta, o som dos espectadores aplaudir): CLAP, CLAP, CLAP

               SFX (Mulher ofegante): ARF, ARF

VINHETA QUATRO

[Focagem da personagem da cintura para cima] A Mulher olha agora para a frente, de ombros direitos. Tem uma expressão furiosa. Tem os olhos semicerrados, suor a escorrer pelo rosto e os lábios cerrados numa linha dura. Tem um corte na bochecha direita e outro no ombro esquerdo. A alça esquerda do vestido está cortada, o que quase revela o peito desse lado. O vestido tem alguns salpicos grandes de sangue verde. Consegue-se ver todo o braço direito: o punho está cerrado em redor de uma katana ensanguentada (sugestão: o braço esquerdo está cortado pelos limites sugeridos para esta vinheta).

               SFX (Mulher ofegante): ARF, ARF, ARF

VINHETA CINCO

[Focagem da personagem da cintura para baixo] O vestido apresenta dois rasgões ensanguentados na barriga; tem ainda dois rasgões maiores na borda do vestido. As botas de cano alto e pretas estão salpicadas de sangue verde. A tapar parcialmente as botas está o corpo morto de uma Criatura. A Criatura está de barriga para baixo e não tem a cabeça – vê-se o coto a jorrar sangue verde, criando uma poça por baixo. A cabeça está ao lado do corpo (perto da pélvis) com os olhos na direcção dos pés, a face virada para o leitor e a jorrar sangue verde do corte. Tem a boca aberta, revelando os dentes afiados; a língua está tombada para fora. Os olhos estão semi-abertos.

               LEGENDA (Mulher): Por pouco não falhei em protegê-los…

FIM


Este guião foi baseado num micro-conto meu: Por Detrás das Cortinas Vermelhas.

Ficaria muito contente se partilhassem o que acharam deste guião!

Anúncios